quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Testa os teus conhecimentos e prepara-te para o teste de educação física


Para que possas efectuar a tua autoavaliação de uma forma mais consciente, propomos o preenchimento desta ficha, atendendo às suas indicações.


Andebol


1.Assinala as afirmações verdadeiras com um V e as falsas com um F.

  1. ___ O jogo inicia-se com as equipas colocadas no seu meio campo.
  2. ___ É considerado golo quando a bola transpõe completamente a linha de baliza.
  3. ___ No lançamento lateral, o jogador deve ter os dois pés fora do terreno de jogo.
  4. ___ A substituição de um jogador pode acontecer sem a paragem do jogo.
  5. ___ No lançamento de 7 metros, todos os jogadores adversários têm de estar atrás da linha dos 9 metros.
  6. ___ Um jogador de campo não pode ficar com a bola na mão mais de 3” consecutivos.
  7. ___ O jogador não pode dar mais de dois passos com a bola na mão sem driblar.
  8. ___ Um jogador só pode efectuar dois passes com a bola nas mãos.
  9. ___ Nenhum jogador pode pisar a linha dos seis metros.
  10. ___ A conduta antidesportiva é sancionada com cartão amarelo e lançamento livre.

1) Em cada um dos elementos técnicos, circunda a alínea com a afirmação falsa.

  1. Drible

1. È um elemento técnico fundamental.

2. O olhar não deve estar dirigido para a bola.

3. Contactar a bola com a mão aberta.

  1. Passe de ombro

1. È o passe fundamental do andebol.

2. Na fase final deve haver uma rotação do tronco.

3. O antebraço deve flectir sobre o braço, formando um ângulo de 45º.

  1. Recepção

1. A recepção deve se feita preferencialmente com as duas mãos.

2. Quando a recepção da bola é feita em suspensão, o apoio no solo é considerado o momento zero.

3. No primeiro contacto com a bola, os membros superiores devem estar flectidos.

  1. Remate em salto

1. Na impulsão deve-se elevar o joelho da mão rematadora.

2. O remate deve ser executado na fase ascendente.

3. A recepção deve ser feita com a parte anterior dos pés.

  1. Fintas

1. Podem ser de três tipos.

2. A finta deve ser feita perto do defensor.

3. Na finta em drible não há mudança da mão executadora.

  1. Guarda-redes

1. Quando esta na posição base, deve colocar os membros superiores elevados.

2. É importante ter a noção da sua posição em relação á baliza.

3. Este só pode tocar na bola com qualquer parte do corpo acima dos joelhos.

  1. Situação de jogo

A. Acção do jogador atacante

1. Ao ficar na posse de bola, deve passar imediatamente.

2. Tentar a desmarcação para abrir linhas de passe.

3. Finalizar se tiver a baliza ao seu alcance.

B. Marcação individual no seu meio campo.

1. Utilizar deslocamentos frontais, laterais e de recuo.

2. A “marcação de vigilância” faz-se ao atacante próximo.

3. Na “marcação de controlo” procura-se o desarme e evitar a finalização.



Sem comentários: