terça-feira, 14 de outubro de 2008

Que desporto escolher?

http://www.deco.proteste.pt/saude/desporto/qual-o-desporto-indicado-para-o-meu-perfil-psicologico-s501911.htm

Este site é interessante para quem ainda nao pratica muito desporto e está indeciso em que àrea desportiva deve apostar!
Responde e vê o que melhor se adequa a ti!

A actividade fisica - promoçao, definições, beneficios e recomendações

Adaptado de:
http://www.aspea.org/XIV%20J%20 %20actividade%20fisica%20qualidade%20vida.pdf


Este artigo é importante na medida em que nos ajuda a perceber o envolvimento da saúde com a actividade física, assim como os aspectos ambientais, sociais e económicos. Dá-nos também uma ideia global da designação da actividade física e como e em que medida deve ser praticada.



Promoção de Actividade Física – Porquê?


A OMS estima que a inactividade física contribui para cerca de 2 milhões de mortes anuais no mundo. Simultaneamente calcula também que 60% da população mundial não pratica actividade física suficiente (WHO, 2006).
Os estilos de vida sedentários constituem assim um dos maiores problemas de saúde pública com o qual as sociedades ocidentais se debatem. O sedentarismo, contribui para a ocorrência de doenças crónicas, mortes prematuras e invalidez, o que leva a graves custos económicos e sociais.
Por outro lado, o aumento da esperança de vida levou ao questionamento dos nossos comportamentos actuais - “envelhecer e morrer com saúde” é um desejo comum. De facto, a qualidade de vida é hoje um termo comum e uma preocupação que reside em todos nós.
Desta forma, a promoção de estilos de vida saudáveis revela-se como uma necessidade urgente e um dos maiores desafios para as sociedades ocidentais.

Actividade Física, Saúde e Qualidade de Vida – Definições:

Actividade Física, define-se como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resulta em dispêndio energético. Qualquer actividade de lazer, ocupacional e doméstica poderá ser incluída nesta definição.
(…)
A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, definiu saúde como um estado de bem-estar físico, mental e social, total, e não apenas a ausência de doença ou incapacidade, enfatizando a sua importância para a felicidade, a paz e a segurança. Mais recentemente, a OMS acrescenta uma perspectiva ecológica à saúde, referindo que é a “extensão em que individuo ou grupo é capaz, por um lado de realizar as suas aspirações e satisfazer as suas necessidades e, por outro, de modificar ou lidar com o meio envolvente” (p. 75, Ribeiro, 2005). A OMS considera ainda que a saúde é uma dimensão da nossa qualidade de vida. A Qualidade de Vida é um conceito de difícil definição, pela sua abrangência e variação inter-cultural, de uma forma geral pode se definir como o “grau de coincidência entre a vida real e as expectativas do indivíduo, reflectindo a satisfação de objectivos e sonhos próprios de cada indivíduo” (p. 22, Calmeiro & Matos, 2004).


Recomendações para a Prática de Actividade Física:

Para que a prática de actividade física tenha efeitos benéficos na nossa saúde e bem-estar, é necessário que esta seja efectuada de forma regular. As recomendações actuais para esta prática, nos adultos, são:
a) Prática de actividade física moderada, pelo menos 5 dias por semana, num mínimo de 30 minutos. Por actividade moderada entenda-se uma actividade que requer 3 a 6 vezes mais energia que em repouso. Pode incluir actividades como andar a pé, dançar, subir escadas, fazer tarefas domésticas, brincar com as crianças, etc.
b) Prática de Actividade Física Vigorosa, pelo menos 3 dias por semana, num mínimo de 60 minutos. Por actividade vigorosa, entenda-se uma actividade que requer 7 vezes mais energia que em repouso. São exemplo de actividades físicas de intensidade vigorosa, o jogging, a canoagem, andar de bicicleta, a natação, etc.
Para que se possa potenciar os benefícios inerentes à prática de exercício, deverão conjugar-se ambas as recomendações. Isto significa portanto que a uma preocupação de se realizar alguma forma de actividade física em quase todos os dias da semana, em 3 desses dias a actividade realizada deverá ser mais intensa.

Benefícios da Prática de Actividade Física:

São vários os benefícios físicos e psicológicos para os quais existe suficiente comprovação empírica (WHO, 2006; Berger et al., 2006).
Físicos:
a) Redução do risco de ocorrência de Doenças Coronárias
b) Prevenção/Redução da Hipertensão;
c) Papel importante no controlo do excesso de peso e prevenção da obesidade
d) Prevenção da Diabetes do tipo II
e) Papel importante nalguns tipos de cancro, nomeadamente do cólon
f) Saúde Muscular e Esquelética e redução do risco de ocorrência de
Osteoporose.
Psicológicos:
a) Melhoria dos Estados de Humor: Redução da tensão, depressão, raiva e confusão, acréscimo da vitalidade, vigor e clareza.
b) Técnica de Redução de Stress
c) Oportunidade de experienciar Prazer
d) Reforço das Auto-Percepções (auto-estima e auto-conceito)
e) Benefícios Psicoterapêuticos, nomeadamente no tratamento da depressão e ansiedade.

Outros benefícios associados à prática de exercício e de actividades físicas são:

Económicos: Os custos para os Governos dos Países Ocidentais, com as doenças crónicas, morte prematura e baixa qualidade de vida, assumem grandes proporções.
Aumentar os níveis de prática de actividade física das populações, pode conduzir a uma redução destes custos, devido ao papel fundamental que esta prática tem na diminuição da ocorrência das doenças físicas e psicológicas já referidas.

Sociais: A prática de actividade física pode potencializar o contacto entre indivíduos, estabelecimento de relações de cooperação e até mesmo a redução de comportamentos anti-sociais e do isolamento, com alguma incidência em diversos grupos, nomeadamente jovens e idosos.

Ambientais: A prática de actividade física pode proporcionar uma maior utilização dos espaços exteriores, potencializando a utilização de certas áreas e reabilitação de outras (passeios marítimos, construção de espaços verdes, pistas para ciclistas), protecção do ambiente (zonas estritamente pedestres, uso de bicicleta e outros meios de transporte não poluentes) e o contacto com a natureza (ex: canoagem, trecking,etc.).


(…)

A actividade fisica a niveis depressivos

Contribuição da actividade fisica a niveis depressivos e normais!!










http://www.efdeportes.com/efd79/depres.htm