sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O tabaco e a obesidade

TABACO E OBESIDADE - como combater!

O consumo de tabaco e a obesidade são dois factores de risco de doenças vasculares, cerebrais e cardíacas.

É necessário atacar os dois males. No entanto não é aconselhável iniciar os dois combates ao mesmo tempo.

O tabaco tira o apetite. Além disso queima cerca de 200 calorias por dia. Por causa disto, a suspensão de nicotina não só aumenta o apetite como altera o metabolismo, provocando aumento de peso.

É preferível suspender primeiro o tabaco, deixar passar os meses de ressaca, ver até onde chega o ponteiro da balança e começar a outra batalha – a dos quilos.

Ao ler parece simples, imaginar já é mais difícil, mas com força de vontade (para aqueles que se encontram nesta situação) consegue-se lá chegar. Tudo depende de nós!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Manter a forma com a chegada do Inverno

Com a chegada do inverno, o nosso organismo sofre algumas alterações para se adaptar ao clima, gastando mais energia para manter a sua temperatura. Como consequência, sentimos mais fome e vontade de tomar algo quente como os leites, chocolate, cappuccinos, dentre outras bebidas. No entanto, o inverno não deve ser sinónimo de ganho de peso. Os cuidados com a alimentação devem ser redobrados nesta época do ano, já que a maioria das pessoas também não tem grande disposição para continuar a prática regular de exercício físico. É preciso controlar a quantidade e também não exagerar na periodicidade do consumo de certos alimentos, além de manter a prática das actividades físicas .


- O chocolate quente pode ser substituído por chá com adoçante ou, então,preparado com leite desnatado light ou diet; Procure não abusar nas quantidades, pois as calorias dos alimentos consumidos no inverno (sopas, cremes e queijos) já são naturalmente altas;

- Os chás são óptimas opções para aumentar a temperatura do corpo. Convém consumir com adoçante.


- Produtos ricos em fibras podem ser mais utilizados nesse período (exemplos: pães integrais, arroz integral, flocos de cereais sem açúcar e aveia), pois possuem maior poder de saciedade.

- Mantenha o consumo de saladas, grelhados e frutas. Eles fornecem vitaminas, fibras e minerais importantes.


- O ideal é manter, como no verão, a hidratação com pelo menos 2 litros de água por dia. Estabelecer horários regulares para as refeições também é fundamental, pois garante maior equilíbrio metabólico e nutricional.


Moderação é a palavra certa! Ter alguns cuidados com a saúde durante o inverno como preparar alimentos menos calóricos e gordurosos são formas eficazes de manter peso. O bom senso na hora de seleccionar os ingredientes e os alimentos é o primeiro passo para aqueles que procuram alimentar-se de maneira saudável.

Coma da forma (mais) inteligente

Coma da forma (mais) inteligente

A nível nutricional, alguns alimentos são melhores que outros. Tente optar pelos que nos deixam mais saudáveis.

Aqui vão algumas dicas de quais os alimentos que são mais saudáveis e os menos saudáveis.

ALIMENTOS "OUT":

1- chocolate branco;
2-vinho branco;
3- tosta simples;
4-refrigerante;
5-bebidas alcoólicas;
6-carne;
7- iogurte de pedaços;
8-folhado

ALIMENTOS "IN":

1 - chocolate negro
2 - vinho tinto
3 - tosta integral
4 - chá
5 - água
6 - peixe
7 - iogurte magro
8 - maçã

PORQUÊ?

1- o chocolate negro é o verdadeiro, contém 60% cacau, mais rico em polifenóis, são óptimos aliados para o combate contra o cancro e doenças cardíacas. Para além disso contém menos açúcar e quase 10 vezes menos magnésio. Tem de se ter atenção à dose, pois ambos são calóricos.


2- O tinto é uma fonte de antioxidantes, estes ajudam ao combate contra o cancro e contra o envelhecimento. Não nos prejudica beber um copo de vinho à refeição.

3- A tosta integral a nível de saúde significa menos incidência na secreção de insulina e mau colesterol, por isso, o perigo de um dia vir a sofrer diabetes ou doenças cardiovasculares, é menor.

4- Os refrigerantes contêm muitas calorias, devido a serem uma grande fonte de açúcar.
Os chás têm outras propriedades, por exemplo o chá preto contém flavonóides que ajudam a adiar o envelhecimento.

5- O alcoól é uma fonte de calorias. Não existe nada melhor do que a água para hidratar o corpo. Por dia deve-se beber um litro e meio de água.

6- O peixe é muito rico em proteínas, não contém gorduras perigosas e oferece-nos ácidos gordos essenciais para o nosso corpo, como o ómega 3. O ómega 3 garante o bom funcionamento das células e previnem o colesterol.

7- Certos iogurtes têm elevado teor de gordura, e ainda mais calóricos são se tiverem pedaços de fruta, pois a fruta fornece cerca de 13,7g de açúcar por cada 100g. Como são ricos em cálcio e vitamina D, prefira os magros.


8- Os folhados são bastante apetitosos, mas são muito ricos em gordura, açúcar, sal e podres em nutrientes fundamentais. Já a maçã tem poucas calorias e contém fibras, vitaminas e minerais.


Artigo adaptado da revista "Cosmopolitan" do mês de Setembro 2008

A Importância de uma boa Mastigação


Mastigue todos os alimentos de forma lenta e pausada, saboreando-os melhor e durante mais tempo, facilitando os processos de digestão e de percepção de saciedade.

Sabia que as pessoas que se alimentam mais rapidamente tendem a ingerir uma quantidade de alimentos superior às suas necessidades? E que muitas vezes estes hábitos de consumo se repercutem numa maior dificuldade em gerir o peso corporal?
A mastigação lenta e eficiente dos alimentos e a sua ingestão compassada - com pequenas pausas entre cada deglutição - é o ponto-chave no nosso dia alimentar.
Três das razões principais que justificam esta afirmação são as seguintes:


1. Uma mastigação incompleta resulta numa fragmentação insuficiente dos alimentos, maior tempo de digestão (e eventual maior absorção de alimentos) e maior sobrecarga do sistema digestivo;

2. Os sinais de saciedade que o estômago transmite ao cérebro não são imediatos à ingestão alimentar - facto este que explica os frequentes excessos alimentares e a maior prevalência de excesso de peso e obesidade entre pessoas com maior voracidade alimentar;

3. Como as papilas gustativas se encontram localizadas na cavidade bucal (onde começa a digestão!), será difícil conseguir uma verdadeira e agradável apreciação dos alimentos no decorrer de uma refeição apressada.

Assim, procure optimizar os seus hábitos de consumo alimentar, começando por exemplo pela preparação cuidada das refeições e pela escolha de um ambiente calmo, sereno e que desperte uma relação positiva e saudável com a alimentação.

Plano Base das Refeições Intercalares


Para que adoptemos um regime saudável não podemos estar mais de 3 horas sem comer, e para isso temos de fazer refeições intercalarers. Estas ajudam-nos a regular o trabalho do organismo e evita que na refeição seguinte estejamos com muita fome.
Assim controlamos melhor o que comemos e em que quantidades.



MEIO DA MANHÃ
  • uma peça de fruta ou um queijo fresco magro;
  • duas tostas integrais ou quatro bolachas de água e sal pequenas ou duas bolachas Cream Cracker




MEIO DA TARDE


  • um iogurte ou um copo de leite;
  • duas tostas integrais;
  • uma peça de fruta







CEIA (Ao deitar)

  • um iogurte ou 125 ml de leite sem açúcar

A importância do pequeno- almoço


O pequeno-almoço é uma refeição MUITO IMPORTANTE, pois alivia o jejum nocturno, permite-nos “recarregar as baterias”, fornecendo ao corpo as energias que necessita para funcionar durante o dia.
O pequeno-almoço deve conter 20% dos alimentos diários, sendo : COMPLETO, EQUILIBRADO e VARIADO.



Um bom pequeno-almoço deve conter:
-Leite e derivados: fornecem-nos cálcio, proteínas e vitaminas;
-Cereais e derivados: são fornecedores de açúcares que nos dão energia. Fornecem-nos também proteínas vegetais, ferro, vitaminas e fibras.
-Fruta: é rica em vitaminas, beta carotenos e fibras.
-Gorduras: manteiga é fonte de ácidos gordos, vitaminas A, D e E.



Existem CONSEQUÊNCIAS para a saúde se não tomarmos o pequeno-almoço, ou se o tomarmos insuficientemente.


Como:
  • Cansaço, sensação de cabeça oca, visão turva, perda de força muscular, dores de cabeça, irritabilidade, enjoos e vómitos. Isto dá-se devido a não termos muita energia, pois não tomámos o pequeno-almoço.
  • Diminuição de capacidade intelectual e rendimento escolar, pois não se responde satisfatoriamente a desempenhos físicos e intelectuias.
  • Desatenção, agitação, sonolência e fraqueza.
  • Aumento do apetite para a refeição seguinte, que pode levar a comer em excesso.



Retirado de:
http://saudeaomaximo.blogspot.com/search?updated-min=2008-01-01T00%3A00%3A00Z&updated-max=2009-01-01T00%3A00%3A00Z&max-results=33