quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Exercicio aeróbio/anaeróbio. Dicas para praticar os exercicios e os alongamentos

Agora que já fizemos o teste, vamos retomar novamente aos artigos que normalmente estão relacionados com a matéria do teste.
Ah, espero que vos tenha corrido bem!!

Coloco-vos aqui novamente um site que considero importante:

http://www.hoops.pt/desporto/saudedesp.htm

Os artigos que retirei deste site são os seguintes:

Exercício aeróbio e anaeróbio:

Basicamente, existem dois tipos de metabolismo empregados pelo organismo na produção de energia para a execução do trabalho muscular: o aeróbico e o anaeróbico.
A intensidade do estímulo físico é que irá determinar o tipo de actividade metabólica que o organismo efectuará.
Estímulos de baixa e moderada intensidade permitem trabalhos musculares de longa duração com pouco dispêndio de energia e são considerados actividades físicas aeróbicas.
Estímulos de forte intensidade desencadeiam um metabolismo que proporciona uma produção de energia rápida, que permite um trabalho muscular de curta duração com grande dispêndio de energia, e caracterizam as actividades anaeróbicas, como o levantamento de peso e as corridas de curta distância contra o relógio.
Os exercícios em que predominam as actividades físicas aeróbicas são de intensidade fraca a moderada e podem ser praticados por várias horas, o que tem acção benéfica sobre o sistema cardiovascular. É o caso das caminhadas, da natação, do ciclismo, das corridas de resistência e de várias formas de ginástica.
Este tipo de exercício permite a manutenção de um estado de equilíbrio entre o consumo de energia e o suporte energético proporcionado pelo organismo, o que faz com que os exercícios aeróbicos sejam os recomendados em qualquer programa de exercícios, quando se visa a aptidão física relacionada à saúde.

Como se devem praticar os exercícios?
1. Só praticar exercícios sob orientação.
2. Realizá-los com regularidade.
3. Transformar o exercício numa fonte de lazer.
4. Fazer os alongamentos e o devido aquecimento antes de praticar qualquer tipo de exercício.
5. Exercitar-se até se sentir "agradavelmente" cansado.
6. Não querer fazer tudo de uma vez e só uma vez.
7. Procurar o exercício mais adequado para as características do seu próprio corpo.
8. Praticar exercícios que requeiram movimentos fáceis e envolvam todos os grupos musculares.
9. Evitar competir com os outros e principalmente consigo mesmo.
10. Nunca praticar um desporto só no fim-de-semana, principalmente se não estiver com alguma preparação física.
11. Antes de se envolver num programa de exercícios, submeter-se a uma avaliação com o seu médico e procurar orientação de profissionais especializados.
12. Não se descuidar da hidratação. Quanto mais intensa a prática do exercício, maior a perda de água e sais minerais. Por isso beba muita água antes, durante e após o treino.
13. Se nunca foi adepto de ginástica ou de algum desporto, o preferível é caminhar.

A caminhada é o primeiro passo para a pessoa deixar de ser sedentária. É uma actividade física aeróbica de baixo impacto, barata e fácil de ser executada. Não exige nenhuma habilidade física em especial e não ocasiona nenhum dano físico importante.
Caminhar alivia as tensões, traz prazer e bem-estar, ajuda a controlar o peso e fortalece os músculos e o coração. É uma actividade simples que, feita de forma programada, proporciona excelente condicionamento físico.
Na preparação para a caminhada, deve estar incluída uma série de alongamentos.

Alongamento, o que é?



Para que os músculos mantenham o grau de elasticidade satisfatória, é preciso alongá-los regularmente.Os exercícios de alongamento são indicados para pessoas de qualquer idade, requerem poucos minutos e não causam fadiga.
São imprescindíveis antes da realização de qualquer actividade física. Diminuem o risco de distensões, reduzem as tensões musculares, desenvolvem a percepção corporal, aumentam a amplitude dos movimentos e da flexibilidade.
Os exercícios devem ser executados de maneira lenta e contínua e, ao se atingir o ponto máximo suportável de alongamento da musculatura, pára-se o movimento e mantém-se a posição por 10 a 15 segundos. Quanto mais velho se for, maior deve de ser a duração do alongamento. A sensação de tensão deverá ceder enquanto se mantém a posição.


Todas as pessoas devem conhecer os seus limites e saber respeitá-los!