terça-feira, 5 de maio de 2009

Scad Diving


Traduzido como “mergulho profundo”, o scad dive é um equipamento que permite ao praticante saltar de uma plataforma a 50 metros do chão, sem elásticos, pára-quedas ou qualquer outro suporte. Conduzido por um guindaste até uma plataforma especial, o aventureiro salta 30 metros em queda livre e cai numa rede flexível instalada a 20 metros do chão.

Originária da Alemanha, a sua criação foi registada em 1997, por Max Wienand e a sua equipa, após um evento de bunguee jump em Munique. Percebendo que o bunguee jump já não causava tanto impacto, seis meses depois, inspirado por atracções circenses, ele criou o Scad Dive. A tecnologia do equipamento foi construída nos mais altos padrões de qualidade e segurança, rigorosamente inspeccionada, controlada e testada pela TÜV, órgão de segurança da Alemanha.

Para aventurar-se não é preciso ser profissional em saltos, mas há restrições tais como não estar grávida; não ter problemas de coração e coluna; e pesar entre 50 e 120kg. Para menores de 16 anos o salto só é permitido com autorização dos pais.

Actualmente o scad dive já está difundido em mais de 20 países, entre eles Israel e Arábia Saudita, tendo atraído mais de 100 mil pessoas.

Tirolesa

A tirolesa é uma actividade desportiva de aventura originária da região do Tirol, na Áustria. Consiste num cabo aéreo ancorado horizontalmente entre dois pontos, pelo qual o aventureiro desloca -se através de roldanas conectadas por mosquetões a uma cadeirinha de alpinismo. Este desporto permite ao praticante a emoção de voar por vales contemplando belas paisagens.

A tensão da corda é importante para que não se forme uma "barriga" no cabo, o que prejudicaria a trajectória da carga em movimento, podendo detê-la antes do final do curso pretendido.

Esta actividade é praticada em campo aberto e de preferência acima de um lago. Geralmente, quando a tirolesa é praticada sobre um lago, no final do percurso o aventureiro solta-se do seu equipamento e cai na água, acrescentando assim mais adrenalina e emoção.
A tirolesa é, sem dúvida um desporto de aventura emocionante, não exigindo esforço físico do praticante e lhe permitindo sentir a emoção de voar contemplando a natureza por um ângulo diferente.