sexta-feira, 24 de outubro de 2008

O exercicio fisico nos idosos


Na terceira idade pode-se iniciar uma actividade física?

Mesmo quem nunca se exercitou na vida pode ter muitos benefícios com o início da prática.

O processo de envelhecimento é acompanhado de alterações nos diferentes sistemas do organismo, que, progressivamente, diminuem a aptidão e o desempenho físico. Muitas destas modificações podem ser retardadas ou minoradas pela prática de exercícios. Há evidências de que cerca de 50% das perdas funcionais do idoso podem ser atribuídas ao sedentarismo.

Pesquisas afirmam que mulheres que realizam exercícios físicos com regularidade depois da menopausa podem reduzir, até 30%, o risco de sofrer morte prematura, causada por enfarto ou derrame.

Para o idoso, a escolha do desporto ou da actividade física ideal deve ser feita de acordo com as condições físicas e as preferências pessoais, com orientação especializada. Devem ser evitados desportos de alto impacto, e a actividade física deve ser praticada com bastante regularidade, jamais negligenciando o aquecimento muscular adequado.


http://www.hoops.pt/desporto/saudedesp.htm

Locais de Viana do Castelo para praticar desporto

Já conheces todos os locais de Viana do Castelo onde podes frequentar desporto?

Se ainda não do que estás á espera? visita o site da nossa cidade:

http://www.cm-viana-castelo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=194&Itemid=611

Instituto do desporto

http://www.idesporto.pt/

Visita o site do instituto do desporto. Através da sua visita podes ficar a par das notícias sobre desporto, de regulamentos como a antidopagem, a medicina desportiva, o desporto federado,... Entre muitas outras! Aproveita!

Se alguém quiser saber mais sobre dopagem pode também visitar o site:

http://www.idesporto.pt/Docs/jovens.pdf.