sábado, 4 de abril de 2009

Estamos de férias (estudantes) e espero que se divirtam muito :DD

Espero também que tenham gostado dos artigos que coloquei ao longo deste período e para o próximo virá um novo tema e espero que se mantenham a par dele!

Uma boa Páscoa para todos!!













Beijinhoo
s

Joana Campelo

Dicas para uma Páscoa mais saudável

Aqui estão algumas dicas para que nesta Páscoa comas saudavelmente sem exageros:


Almoço de Páscoa


Inicia a refeição com um prato de salada e legumes cozidos. (Estes alimentos apresentam baixa quantidade calórica e são ricos em fibras, que dão maior sensação de saciedade.) Com azeite, limão e vinagre. O azeite é rico em calorias e, por isso, tem moderação.

Para dar mais sabor às saladas, utiliza frutas picadas como, por exemplo, maçã, laranja e manga.

Uma opção para fugir dos molhos mais calóricos para temperar a salada é utilizar ervas frescas como o manjericão, alecrim ou cebolinha.

Opta por carnes mais magras como o filé mignon,peixes e aves (sem a pele). (Retira a máxima quantidade de gordura visível do alimento.)

Como acompanhamento, evita as massas com molhos ricos em gorduras, como quatro queijos e branco. (Dê preferência para as massas com molho de tomate.)

Para a sobremesa, a melhor opção é as frutas. (Evita doces muito elaborados como mousse, tortas e bolos.)

Chocolate


1- opta por comer um ovo mais pequeno

2- Não ingiras um ovo ou uma caixa de bombons em um único dia! Come pequenas quantidades nos dias próximos da Páscoa.

3- o chocolate light ou diet é tão calórico quanto os tradicionais, não penses que comendo muito chocolate diet o estrago é menor.

4- Se recebeste muitos ovos ou um muito grande, divide entre os outros (por exemplo comigoJ).

Se queres comer amêndoas, come 6 de seguida e não andes a penicar, pois se o fizeres já não saberás quantas comeste e vais ter a tendência para exagerares.

Uma Boa Páscoa . . . E não te esqueças "UMA BOA ALIMENTAÇÃO FAZ BEM AO CORAÇÃO"!

Os grupos alimentares da roda dos alimentos – aspectos importantes


A nova Roda dos Alimentos é composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimensões, os quais indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária:


4 a 11 porções de Cereais e derivados - 28%

1 a 3 porções de Tubérculos – 10%

3 a 5 porções de Hortícolas – 23%

3 a 5 porções de Fruta – 20%

2 a 3 porções de Lacticínios – 18%

1 a 4.5 porções de Carnes, pescado

e ovos – 5%

1 a 2 porções de Leguminosas – 4%

1 a 3 porções de Gorduras e óleos – 2%


Água

É essencial fornecer ao corpo no mínimo dois litros de água limpa e potável por dia, para substituir a que é perdida pelo organismo. Quando o nosso corpo não tem água suficiente para esses processos, o sistema natural de limpeza e desintoxicação do nosso organismo é muito prejudicado, estando susceptível ao aparecimento de várias doenças.


Cereais e derivados, tubérculos

Este grupo tem hidratos de carbono (HC), que fornecem 55% das necessidades energéticas diárias. É bastante rico em proteínas vegetais, ferro, vitaminas e em fibras. Logo é através deste que conseguimos obter resistência, flexibilidade, raciocínio e energia.

A Falta dos Alimentos deste Grupo no Pequeno-Almoço provoca:

- Cansaço;

- Perda de força;

- Menor capacidade de raciocínio lógico, ou seja, dificuldades em pensar, compreender, aprender e relacionar-se.


Hortícolas

As hortícolas regulam a função digestiva, estimulam as defesas orgânicas e promovem o crescimento, porém são pobres em gorduras, proteínas e em hidratos de carbono. Os alimentos que se apresentam neste grupo são pouco energéticos.


Fruta

Este grupo tem baixo índice de sal e de gordura, sendo por isso, recomendado a todas as idades. Elas são bastantes nutritivas e de fácil digestão.


Lacticínios

Os lacticínios têm uma grande importância, pois são ricos em vitamina A e Cálcio. A vitamina A é essencial para os seres humanos, e importante para a normalidade da visão, expressão genética, reprodução, desenvolvimentos embrionário e para o crescimento. Já o Cálcio é um mineral essencial para a saúde dos dentes e dos ossos, e o seu consumo, é muito importante durante a infância e a adolescência, pois são as fases em que se adquire maiores ganhos de massa óssea. Deve-se consumir diariamente 3 a 4 porções de leite e seus derivados.


Carnes, Pescado e Ovos

Este grupo é rico em proteínas, contém uma quantidade de gorduras variável, e possui vitaminas do complexo B, como B2, e minerais como ferro, iodo e fósforo.


Leguminosas

As leguminosas são ricas em fibras, que são nutrientes que apesar de serem digeridas pelo organismo, ajudam a reduzir a formação de substâncias cancerígenas no intestino grosso e a diminuir a absorção de gorduras.


Gorduras e óleos

O grupo dos Óleos e das Gorduras é o grupo mais pequeno na roda dos alimentos, pois o seu consumo deve ser moderado.