quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Caso real dos beneficios do desporto


Hoje a pesquisar artigos para o meu trabalho encontrei algo interessante e que demonstra claramente o quão o desporto é importante.
Leiam:
Eula Weaver era uma senhora que possuia muitas doenças.Era sedentária e começou a ser tratada por angina de peito aos 67 anos.Aos 75 anos foi hospitalizada por enfarte do miocárdio.Aos 81 anos desenvolveu HTA, Insuficiência cardíacae agravamento da angina de peito.
Não conseguia caminhar mais que 30m.
A sua circulação nas extremidades era tão deficitária que usava luvas no Verão.
Iniciou então um regime dietético e um programa de reabilitação física. Aos 82 anos estava assintomática, não tomando qualquer medicamento.Após ter aumentado progressivamente a actividade física durante 4 anos cumpria o seguinte programa de exercício:
1 milha a pé diariamente
10-15 milhas /dia em bicicleta estática
3 vezes por semana treino no ginásio
Aos 85 anos participou nos Jogos Olímpicos para idosos em Irvine e ganhou a medalha de ouro na 1/2 milha e 1milha de atletismo.Aos 86 anos ganhou 2 novas medalhas de ouro nas mesmas provas.
Nunca é tarde para começar!



Fonte: http://www.congressododesporto.gov.pt/ficheiros/Coimbra14Jan_MTeixeiraVerissimo.pdf

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Apresentação

Aos poucos irei colocando textos da minha autoria ou não sobre a ligação do desporto com a saúde. Esforcar-me-ei para incentivar a pratica desportiva e a o significado desta nas nossas vidas. Posteriormente indicarei tipos de desportos associados às diferentes necessidades dos indivíduos.



Como é do conhecimento de todos, a actividade física hoje em dia não deve ser vista como uma escolha mas sim como uma prática habitual.
A prática desportiva esteve sempre ligada à imagem de pessoas saudáveis. Antigamente havia duas concepções para a explicação da associação do exercício com a saúde: a primeira defendia que alguns indivíduos apresentavam uma predisposição genética á prática de exercício físico, já que possuíam boa saúde, vigor físico e disposição mental; a outra proposta dizia que a actividade física, na verdade, representava um estímulo ambiental responsável pela ausência de doenças, saúde mental e boa aptidão física. Hoje em dia sabe-se que os dois conceitos são importantes e se relacionam.