quarta-feira, 29 de abril de 2009

Paintball


Jogado ao ar livre, em campos de floresta ou urbanos, este jogo desenvolve o espírito de equipa, a responsabilidade individual, a liderança e a tomada de decisões sob pressão, exigindo reacções rápidas e pensamento estratégico.

Consiste na conquista do campo do adversário, utilizando para o efeito marcadores de tinta, armas que, com o auxílio de CO2 ou ar comprimido, disparam pequenas bolas de tinta solúvel em água e biodegradável. Quando um jogador é atingido por uma destas bolas de tinta, fica visivelmente marcado com o líquido, ficando eliminado até ao próximo jogo. Não é preciso estar em forma para jogar. Contudo, é recomendável fazer um aquecimento antes de jogar, pois o jogo pode ser cansativo.

De forma a manter a segurança, é obrigatório o uso de uma máscara de protecção facial e disparar sempre a uma distância nunca inferior a 5 metros. O segredo consiste em delinear uma estratégia para vencer os adversários e conseguir uma perfeita sintonia entre os membros da sua equipa.

As regras são escolhidas antes da partida e há sempre fiscais a vigiar o curso dos acontecimentos. Um dos jogos clássicos é o da bandeira, em que a equipa vencedora terá de conseguir conquistar a bandeira ao campo adversário, sem perder a sua.

Uma floresta, um terreno aberto, ou algumas casas em ruínas, poderão ser um óptimo espaço para a prática desta modalidade. Existem campos um pouco por todo o país, nomeadamente a Arrábida, Cascais, Mafra, Vila Nova de Milfontes, Celorico de Basto ou Aveiras.

Nos últimos 10 anos, este desporto revelou um desenvolvimento exponencial e conta já com cerca de 15 milhões de praticantes em todo o mundo sendo que a maior parte está aglomerada a norte do continente americano e na Europa.


Sem comentários: