segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Principios do treino

(Continuação do trabalho do grupo do artigo anterior)


Princípios de Treino:

São vários os princípios de treino que podemos enumerar, no entanto os que aqui vamos enunciar são os mais importantes e que englobam um pouco de todos os outros. Por vezes alguns autores usam apenas uma designação diferente para esse princípio.

1) Princípios (reguladores biológicos) do treino

São diversos os princípios que na actividade desportiva ter em atenção, porque é deles que dependem:
o A melhoria da condição física;
o Conhecimento da aplicação dos cargos e dos tempos de repouso indispensáveis para se conseguirem obter as adaptações específicas.

Princípio da sobrecarga
O organismo precisa de melhorar a sua estrutura e as suas capacidades para poder obter melhores resultados, sendo isto possível quando a carga é suficiente para activar o ciclo de auto-renovação viva. Assim deve-se aumentar lentamente as cargas de treino, ao longo dos treinos.
Por exemplo se uma pessoa corre 20 minutos, para melhorar a sua resistência deve ir aumentando a carga aumentando o tempo de corrida por exemplo ou aumentando a intensidade com que efectua o exercício. Caso mantenha a carga sempre igual não haverá qualquer alteração e não se irão verificar nem melhoras nem perdas de capacidades, apenas não evolui. Se atenuar a intensidade ou o tempo -diminuir a carga – conduzirá a uma redução das suas capacidades (efeito negativo).

o Lei da sobrecarga:

É necessário haver uma progressão adequada no:
- Aumento do volume;
- Duração;
- Intensidade.

A duração e a intensidade funcionam de forma oposta, isto é, quando a duração é longa a intensidade deve ser curta e vice-versa.

Princípio da reversibilidade
A carga tem um efeito transitório e as adaptações ao esforço desaparecem após algum tempo no qual o atleta ou praticante pare de fazer exercício físico, assim tem de haver uma continuidade do trabalho.
Por exemplo se um atleta que treina habitualmente três vezes por semana melhora as suas capacidades, caso pare durante um mês haverá uma regressão das suas capacidades desenvolvidas.
Consoante o tipo de esforço e o intervalo de repouso adoptados, varia as adaptações ao esforço.
As cargas de pequeno volume e de grande intensidade provocam adaptações mais rápidas, contrariamente as cargas de grande volume e de pequena intensidade.

Princípio da Especificidade:
Apenas as componentes que são trabalhadas serão as únicas a ser melhoradas, pois o treino tem efeitos específicos.
Diferentes esforços têm como bases diferentes fontes de energia e provocam adaptações diferentes, então é essencial a identificação do tipo de esforço e os exercícios mais adequados em cada modalidade desportiva.

Princípio do efeito Retardo da carga:
Os resultados do treino estimulados pelas cargas demoram um certo período a aparecerem, dependendo do tipo de esforço realizado, assim, os tempos de recuperação são diferentes.
Nas cargas onde predomina a intensidade os efeitos aparecem mais rapidamente e o tempo de recuperação é menor, já nas cargas onde prevalece o volume os efeitos aparecem mais lentamente e o tempo de recuperação é maior.

2) Princípios (pedagógicos) da aplicação da carga

Princípio da individualização: a carga tem de ter em conta as capacidades do atleta.
Princípio da progressão: o processo do treino evolui, a carga deve ser progressivamente e gradualmente aumentada.
Principio da intensidade: a grandeza da carga deve estar de acordo com o nível biológico do atleta.
Princípio da ciclicidade: o produto final é contínuo mas é feito de altos e baixos (ciclos). Um atleta não se encontra sempre em boa forma, visto que há sempre uma fase em que o corpo necessita de uma maior recuperação.
Principio da continuidade: a aplicação das cargas deve ser sempre durante todo o ano e durante muitos anos, com características diferentes.

Sem comentários: