segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O treino

(Trabalho realizado pela: Johana Silva, Liliana e Nélson)

Treino

Para que as pessoas melhorem as suas capacidades motoras, têm que seguir um determinado treino. Este visa o aumento da resistência às condições do ambiente – mais rendimento, quer qualitativo, quer quantitativo, com a menor fadiga possível e maior resistência, isto é, é uma carga funcional suportada pelo organismo, com o objectivo de desenvolver a estrutura e as funcionalidades que fundamentem uma melhor prestação desportiva.
Qualquer processo de treino deve ter em consideração a aptidão, a habilidade, a atitude mental e a capacidade intelectual do desportista.

Objectivos do treino

Objectivos psicomotores – abrangem as capacidades condicionais e coordenativas que estão no centro do processo de aprendizagem.

Objectivos cognitivos – englobam os conhecimentos tácticos e técnicas do desportista, permitindo uma maior eficácia do treino.

Objectivos afectivos – incluem a força de vontade, a superação, o domínio de si, mesmo, etc, e correlacionam-se com os factores físicos da prestação desportiva podendo limitá-los.

Conteúdos do treino

É o conjunto de exercícios devidamente seleccionados que visam atingir o objectivo previsto de uma forma eficiente e económica.

Meios de treino

Englobam todos os meios e medidas práticas que se utilizam para um normal desenvolvimento do processo de treino. Os meios de treino variam de acordo com os conteúdos do próprio treino.

Métodos de treino

Os métodos de treino visam atingir os objectivos fixados, utilizando procedimentos práticos cuidadosamente planeados.

Carga de treino

A carga inclui a repetição sistemática de exercícios físicos que induzem a uma série de mudanças no corpo.
Para melhorar a capacidade de prestação desportiva deve recorrer-se a estímulos de carga apropriada.
Tendo em vista a optimização da carga em cada uma das unidades de treinos, é necessário distinguirmos as suas componentes e a forma como estas interagem no desenvolvimento da capacidade da prestação desportiva.

Componentes da carga

Intensidade do estímulo – grau de aplicação de cada um dos estímulos.

Densidade do estimulo – tempo que decorre entre a aplicação da carga e a respectiva recuperação.

Duração do estímulo – tempo de impulso de um estímulo isolado ou de uma série de estímulos.

Amplitude do estímulo – número e duração dos estímulos em cada unidade de treino.

Frequência do treino – quantidade de treino por dia ou por semana.

Sem comentários: