sábado, 8 de novembro de 2008

Princípios para um estilo de vida activo e saudável

(Continuação do trabalho realizado pelo grupo anterior - novamente com alterações, novas informações e supressões)

Princípios inerentes à adopção de um estilo de vida activo e saudável


1.Alimentação:
A alimentação é muito importante para o organismo, sendo por isso também muito importante para a condição física. É dos alimentos que vêm as energias gastas no dia-a-dia e no exercício físico, sendo por isso importante ter uma alimentação equilibrada rica em vitaminas, sais minerais, proteínas, água, etc. e evitando alimentos com muita gordura, tabaco, bebidas alcoólicas e estupefacientes (drogas). É necessário ter também em atenção o equilíbrio entre a quantidade e qualidade, a variedade, o número de refeições e horários e a compreensão das excepções.


2.Meio ambiente:
A nossa saúde e bem-estar dependem fortemente do meio em que vivemos. Considera-se que o meio ambiente afecta a nossa saúde individual e a saúde da população.


3.Repouso:
O repouso é muito importante no nosso dia-a-dia, para além da actividade física, porque o corpo liberta muita energia e necessita de descansar, para restituir a energia gasta. Sendo assim, é necessário descansar o mínimo de 8 a 9 horas, para que estejamos aptos para uma nova actividade.

4.Condições genéticas:
O melhoramento da condição física não depende unicamente do individuo em causa, assim, doenças hereditárias podem impedir a sua progressão.

5.Idade:
O factor idade também influencia a condição física. Até aos trinta anos dá-se uma progressão no desenvolvimento das capacidades motoras, mas a partir daí, á medida que o tempo vai passando o indivíduo começa a envelhecer tal como os sistemas que constituem o seu organismo. No entanto, nas pessoas que praticam exercício com regularidade, esse envelhecimento é mais gradual.

6.Condições psicológicas:
A parte psíquica do ser, constitui também um factor importante, pois para a prática e o melhoramento de uma actividade é necessário vontade, auto-estima, confiança em si mesmo e a capacidade de superação.


7.Tabaco:
Consumo de tabaco constitui a principal causa de morbilidade e mortalidade evitáveis. O risco de desenvolver o cancro do pulmão é 20 a 25 vezes superior nos fumadores do que nos não fumadores.


8.Álcool:
O alcoolismo é uma verdadeira doença, caracterizada pela dependência do indivíduo relativamente ao álcool. A seguir á ingestão de uma bebida alcoólica o sangue e, por sua vez, quase todos os órgãos são impregnados pelo álcool, o que trás consequências graves para a saúde.


9.Acidentes:
Os traumatismos, ferimentos, e lesões resultantes de acidentes são um gravíssimo problema de saúde a merecer uma intervenção urgente.


10.Doenças sexualmente transmissíveis (DST):
São geralmente conhecidas como doenças venéreas, são infecções transferidas de uma pessoa para a outra durante o contacto sexual, embora possam existir outros meios de contacto.


As principais são:
•Gonorreia
•Sífilis
•Herpes genital
•Tricomoníase
•Síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA)


11.A actividade física:
A prática de actividade física regular e orientada, faz com que melhoremos a nossa condição física, visto que há um progresso dos sistemas constituintes do nosso organismo. Faz com que realizemos a actividade do dia-a-dia com mais vitalidade e nos preparemos para as actividades físicas mais vigorosas (desportos competitivos). Deve-se fazer exercício 3 a 4 vezes por semana com sessões de no mínimo de 30 min., e estas devem ser progressivas, variadas e a carga gradualmente aumentada.

Estima-se que 9% a 16% das mortes nos países desenvolvidos estão relacionadas com o estilo de vida sedentário. Concluindo, o estado de saúde de uma pessoa é um factor fundamental que combina com outros determinantes importantes como a dotação genética, a idade, a alimentação, o meio ambiente, a higiene, o álcool, o tabaco, os comportamentos sexuais, etc…

Sem comentários: