sábado, 8 de novembro de 2008

Como exercitar a condiçao física específica no atletismo

Como exercitar a condição física específica no atletismo:


No atletismo as capacidades mais solicitadas são a força e a resistência.


Existe três ti
pos de força, mas no atletismo são solicitados basicamente dois tipos de força, a força superior e a força inferior.

Para exercitarmos os músculos da força superior podemos recorrer por exemplo a lançamentos sucessivos da bola medicinal, a elevações na barra e/ou aos tricipites no banco sueco.








Quanto á força inferior podemos realizar exercícios como saltar á corda, subir e descer escadas e/ou multisaltos (tocar num plano superior).




Como é do vosso conhecimento há a aptidão aeróbia (basicamente significa a capacidade de realizar um exercício prolongado com equilíbrio do oxigénio) e a anaeróbia (normalmente usada em exercícios de curta duração para sustentar uma carência de oxigénio no organismo, produzida por um elevado esforço físico). Estas aptidões estão relacionadas com a resistência. Quanto á resistência em exercícios aeróbios podemos mencionar a corrida contínua ou a corrida com alteração do ritmo. Em relação á aeróbia podemos fazer séries de 40m em velocidade máxima.


Devemos contudo ter algumas precauções.

No que diz respeito á:

Força: deves respeitar os limites articulares e utilizar cargas baixas.
Resistência: no trabalho de velocidade (resistência anaeróbia) deves ter em atenção a activação específica e os períodos de repouso. No trabalho de longa duração (resistência aeróbia) deves ter em atenção o controlo respiratório.


Sem comentários: