quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Como trabalhar a condição física específica nos jogos desportivos?

A Helena da nossa turma á umas aulas atrás não fez educação física, então elaborou um trabalho de pesquisa sobre as temáticas que estamos a abordar e que vamos abordar.
Para já vou colocar as que correspondem a este período. Eu fiz algumas alterações.

Estejam atentos que pode ser importante para o teste que está quase a chegar!!

Como trabalhar a condição física específica nos jogos desportivos?

Uma das capacidades que podemos mencionar é a velocidade associada á resistência. Esta é a capacidade de trabalhar a uma velocidade máxima, conservando essa velocidade o maior tempo possível. Um exemplo para podermos trabalhá-la é por exemplo: “ Fartlek”- jogo de velocidade, ou seja, corrida com alterações da velocidade imposto por trajectos naturais ou escolhidos pelo atleta.

Falemos agora da resistência. Esta é a capacidade de suportar a fadiga em actividades que exijam força e se prolonguem por um período relativamente longo.Para exercitarmos os membros superiores: lançamentos sucessivos da bola medicinal até a fadiga.



Membros inferiores: saltos verticais sucessivos, partindo de um plano elevado ate a fadiga.

Para quem queira saber mais exercícios com a bola medicinal pode visitar este site que encontrei:

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.treinamentoesportivo.com/gifs_bonecos/plyometric_drills_overhead_throws.gif&imgrefurl=http://esportecomsaude.blogspot.com/2007/12/pliometria-exerccios-com-bola-medicinal.html

Por fim podemos mencionar a força que é a capacidade de superar ou opor-se às resistências do movimento. Podemos então praticar exercícios para a força superior: por exemplo os passes de dedos contra a parede, utilizando uma bola de basquetebol e para a força inferior: saltos sucessivos sobre barreiras (a altura adequada ao nível de desempenho.


Devemos ter algumas precauções no que diz respeito á resistência, que deve ser efectuada com vista a ter em conta o intervalo de recuperação e a força, onde se deve realizar uma activação específica dos grupos musculares a trabalhar.

Sem comentários: