quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Como trabalhar a condição física especifica na ginástica

Continuando o trabalho elaborado pela Helena, apresento-vos agora a temática da ginástica que estamos agora a exercer. Vou então referir como trabalhar a condição física especifica.

Há três capacidades essenciais: a flexibilidade, a força e a tonacidade geral.


Flexibilidade: a flexibilidade engloba a zona da cintura escapular, onde estão envolvidos os músculos: trapézio e deltóides; a coluna vertebral: grande dorsal e lombares e por fim a cintura pélvica: abdutores.


Força: existe três tipos de de força: a força superior: Bicípites branquiais e Tricípites branquiais; a força media: Rectos e Obliquios; e a força inferior: Gémeos e Quadricípites.

Por fim podemos referir a tonicidade geral: pequena tensão permanentemente apresentada pelo músculo-esquelético no estado de repouso (tónus). É envolvida pela zona muscular anterior: Grande peitoral, Oblíquos, Rectos e Quadricípites; e pela zona muscular posterior: Dorsais, Lombares, Glúteos, Bicípites femurais e Gémeos. Isto é, os músculos de um modo geral pertencentes ao corpo humano.

Para exercitar estas zonas são necessárias algumas precauções, nomeadamente à exercitação da flexibilidade que deve ser trabalhada de forma activa e individualmente. Quanto á força deve-se respeitar os limites articulares (amplitude máxima de uma articulação sem causar lesão) e utilizar o peso do próprio corpo.

Sem comentários: