terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Distúrbios alimentares

A anorexia nervosa é um distrúbio alimentar que afecta normalmente os jovens e as mulheres, embora também possa afectar o homem. Geralmente, a anorexia tem começo na adolescência. Calcula-se que uma em cada 100 adolescentes sofrem desta doença. As pessoas que sofrem desta doença têm pavor de ganhar peso e vivem obcecadas com a forma ou tamanho do seu corpo.
Os sintomas ou comportamentos que podem indicar a existência de um distúrbio alimenta
r são:
* Desejar fazer exercicio fisico constantemente;

* Ficar obcecado com a ideia de ser gord
o;
* Vomitar ou tentar induzir o vómito;
* Tomar laxantes;
* Sofrer de perturbações do sono e ter dificuldades de concentração na escola;

* Em casos extremos, os braços e pernas podem ficar magros como "palitos";
* As raparigas podem deixar de ter periodo menstrual;
* A pele do pescoço, braços e pernas pode ganhar mais pêlos.

Não existe uma causa única para os distúrbios alimentares mas sim um conjunto de causas que podem estar associadas a um acontecimento stressante ocorrido tanto no passado como no presente, como um divórcio dos pais ou pressão devido a exames.

A bulimia é mais um tipo de distúrbios alimentares. Neste caso envolve o consumo exagerado de grandes quantidades de alimentos (normalmente os que têm elevado valor calóricos) seguido de tentativas de compensar esse consumo, como passar fome ou mesmo induzir o vómito.
A bulimia trata-se do distúrbio mais comum, porém também é o mais díficil de detectar, uma vez que as pessoas não sofrem grandes alterações de peso.
Os efeitos incluem :
* Pele baça, pois fica desidratada;

* Problemas dentários, porque os ácidos gástricos atacam o esmalte dentário.

Calcula-se que a taxa de prevalência (número de casos numa população a determinada altura) da anorexia nervosa entre as jovens se situe entre 1 e 2% e entre 1 e 3% no caso da bulimia. Não são só as mulheres que sofrem de distúrbios alimentares; cerca de 10% de todos os casos ocorrem entre a população masculina.

Consulta para mais informações:

http://www.huc.min-saude/psicdisalimentares
htto://www.portaldasaude.pt

Sem comentários: