quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Riscos envolvidos no Baixo Peso

Se tem um historial de magreza ou se perdeu peso recentemente, monitorize o seu peso e procure manter um Índice de Massa Corporal acima de 18,5 kg/m2.

Sabia que muitas pessoas têm dificuldade em aumentar de peso, mesmo num contexto de elevada prevalência de obesidade? E que a magreza excessiva está mais fortemente associada à mortalidade que a obesidade (com excepção da obesidade mórbida)?

Os baixos valores de densidade óssea são uma das consequências mais comuns de pessoas com peso insuficiente. Destacam-se duas razões principais para este facto: por um lado as pessoas com baixo peso têm geralmente uma menor quantidade de massa muscular - fundamental para causar alguma carga mecânica no sistema esquelético e estimular o depósito de cálcio nos ossos; e o baixo peso resulta num menor impacto com o solo no decorrer das actividades quotidianas, situação que também não favorece a manutenção de ossos densos e saudáveis.

Paralelamente, pessoas com peso insuficiente, se associado a sub-ingestão calórica, têm também uma maior tendência para apresentarem deficiências nutricionais, condição que prejudica bastante a saúde.
Dificulta por exemplo a recuperação de doenças - especialmente quando se trata de patologias crónicas como o cancro - resultando num maior risco de mortalidade.

A subnutrição pode ainda levar à disfunção de algumas glândulas - como a supra-renal, a hipófise e a tiróide – bem como à perda de energia, distúrbios psicológicos e uma pior imagem corporal. Se tiver dificuldades em adquirir um peso normal de forma autónoma, procure apoio nutricional e psicológico de especialistas nestas áreas.

Sem comentários: