terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Os vários distúrbios alimentares

Para além da Anorexia e da Bulimia existem também outros distúrbios alimentares, como por exemplo: a Vigorexia, a Ortorexia, a Complusão Alimentar Periódica e a Permarexia.

A Vigorexia: típica dos rapazes, existe também em raparigas obcecadas por terem um corpo perfeito e musculado. Os doentes com esta patologia costumam ter uma imagem distorcida da realidade e acham que têm um corpo fraco e pequeno. Por isso, passam horas no ginásio e têm uma dieta muito rica em glícidos.

A O
rtorexia : Regra de ouro para uma rapariga ortoréxica é: "Dieta sem corantes nem conservantes". A dieta é baseada na qualidade dos alimentos e não no prazer que nos dá comê-los. Os doentes com esta patologia adoram comer comida biológica, e planeiam no dia anterior o que vão comer no dia seguinte. A maioria dos doentes são vegetarianos ou são obcecados por tudo o que é macrobiótico.


A Compulsão
Alimentar Periódica : em pouco tempo, ingerir grandes quantidades de alimentos ricos em calorias. Doentes com esta patalogia têm destes episódios pelo menos duas vezes por semana. Depois da ingestão compulsiva a pessoa fica com uma depressão profunda. o pior desta patologia é que esta dá lugar ao excesso de peso.

Permarexia : Vão de dieta em dieta, sabem todos os alimentos de cor e são peritas em nutrição. Nos seus menus estão incluídos os diuréticos ou produtos com fibras. Com tanto vaivém calórico acabam por muitas vezes estarem mais gordinhas e outras mais magrinhas.

SITES DE AJUDA:
- www.comportamentoalimentar.pt

- www.juventude.gov.pt

Sem comentários: